quarta-feira, 4 de junho de 2008

COOPETIÇÃO


Pense em lugares que você não chegaria sozinho.

Pense em soluções que você não acessaria sozinho.




Cooperar para competir,
este é o caminho para o
desenvolvimento sustentável
das empresas de micro e pequeno porte.

o fundamento

Pensar em associativismo é algo diferente de pensar apenas em negócio. Associativismo é algo maior que uma relação comercial em busca de uma solução pontual, é pensar em encontrar maneiras de fazer o bolo crescer em vez de continuar brigando com o vizinho em torno de um pequeno pedaço do bolo.Pensar associativismo é pensar na oportunidade de sair do operacional e ir para o estratégico através da cooperação para a busca de problemas comuns.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Relação de confiança


Sejamos francos, a relação de confiança se solidifica diante da perspectiva de resultados e.(ponto!!)

Deixemos o romantismo de lado, todos nós buscamos o resultado financeiro e quem não tem uma meta, não chega a lugar nenhum.
No associativismo não é diferente, o que mantem o grupo unido frente aos desafios das ações conjuntas é a certeza do resultado financeiro a curto e médio prazo, as diversas possíbilidades de efetuar compras em conjunto, ações de marketing coletivo para impulsionamento das vendas, contratação de serviços em conjunto para a redução de custos operacionais e etc.

Se eu fosse atribuir valor, diria o seguinte:

A relação de confiança constroe-se a partir de:

  • 90% perspectiva do resultado financeiro
  • 10% afinidade e confiabilidade

Sejamos francos, a associação que não prover soluções efetivas para o aumento da competitividade de seus associados, não sobreviverá para contar história.